O melhor Site de Notícias de Indaial

Mais de 60 mil eleitores podem ter títulos cancelados em SC se não regularizarem situação com a Justiça

O prazo encerra nesta segunda-feira (6). Precisam resolver as pendências aqueles que faltaram nas três últimas eleições e não justificaram a ausência.

Em Santa Catarina, 68 mil eleitores podem ter o título cancelado se não regularizarem a situação com a Justiça Eleitoral. O prazo encerra nesta segunda-feira (6). Precisam resolver as pendências aqueles que faltaram nas três últimas eleições e não justificaram a ausência.

Para não ficar irregular, o eleitor precisa emitir a Guia de Recolhimento de Multa Eleitoral e, após o pagamento, procurar qualquer Cartório da Justiça Eleitoral. É necessário apresentar documento oficial com foto, título eleitoral e comprovante de recolhimento da multa.

O eleitor que não conseguir emitir a guia, poderá obtê-la nos cartórios eleitorais. Os eleitores que quiserem contestar a inclusão do nome na lista de faltosos devem apresentar os comprovantes de votação ou justificativa eleitoral.

A comprovação da quitação da multa também pode ser feita por parentes ou portador de cópia de documento de identidade do eleitor. Após o fim do prazo, só o eleitor poderá regularizar a pendencia com a Justiça Eleitoral.

Aqueles que estão ou estavam no exterior durante as eleições têm o prazo de 30 dias contados do retorno ao país para apresentarem a justificativa.

Lista de Faltosos

As listas com os nomes dos eleitores faltosos começaram a ser divulgadas pelos cartórios eleitorais no dia 20 de fevereiro. A consulta à situação eleitoral também pode ser feita no Portal do Tribunal Superior Eleitoral.

Os nomes dos eleitores e os números dos documentos cancelados estarão disponíveis a partir de 24 de maio.

Fonte: G!SC

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.