Fila de espera em Indaial por cirurgias de catarata será reduzida com mutirão

Aproximadamente 150 usuários deverão ser beneficiados. Com essa ação, será reduzido consideravelmente o número de pacientes na fila de espera pelo procedimento.

Aproximadamente 150 usuários de Indaial deverão ser beneficiados com cirurgias de catarata. O procedimento ocorrerá durante os dias 18 a 22 de agosto, em forma de mutirão, no Hospital Dom Bosco, em Rio dos Cedros. Esses pacientes serão encaminhados para avaliação pré-cirúrgica da equipe e se comprovada a necessidade cirúrgica já realizarão o procedimento.

O mutirão do “Projeto Ver” é promovido pela Secretaria de Estado da Saúde em parceria com o município. Indaial, por meio de seus técnicos, vem desenvolvendo uma força tarefa para que tudo ocorra dentro do previsto, ligando para os pacientes e cadastrando-os no Sistema de Regulação Nacional (Sisreg). “Com essa ação, vamos reduzir consideravelmente o número de pacientes na fila de espera pelo procedimento”, comemora a secretária de Saúde, Adriane Ferrari.

A catarata é responsável por 20 milhões de cegos no mundo, dos quais 350 mil são no Brasil. A doença ocorre devido a um processo de opacificação do cristalino, uma lente natural dos olhos localizada atrás da íris. Com o aparecimento da catarata, o cristalino se torna opaco, impossibilitando a passagem dos raios luminosos que formam a imagem no fundo do olho.

O único tratamento eficaz para a catarata é a cirurgia. Não há colírios ou óculos que eliminem a doença. No entanto, a perda de visão é reversível com a cirurgia, um procedimento simples e rápido com anestesia local.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.