O melhor Site de Notícias de Indaial

Epagri e Secretaria de Agricultura de Indaial promoveram palestra sobre método de compostagem e reciclagem

A Epagri de Indaial com o apoio da Secretaria de Agricultura realizou na última quinta-feira, 28 de junho, uma palestra sobre demonstração de método de compostagem de resíduos domésticos e reciclagem. A atividade integrou a programação do Junho Verde 2018.

Participaram 23 mulheres das diversas comunidades de Indaial, além do vice-prefeito, Zelir Nezi; do técnico agrícola da Secretaria de Agricultura, Walfredo Haag e dos representantes da Secretaria de Urbanização e Meio Ambiente, o secretário Jonas de Lima, a diretora de Resíduos Sólidos Karine Krüger e o diretor de Meio Ambiente Paulo Ledra.

?????????????

A tarde iniciou com o relato das experiências participantes sobre o tema. Em seguida a engenheira agrônoma Adriana Padilha, da Epagri Regional de Blumenau, palestrou sobre o tema compostagem.

Também foi realizada uma demonstração de método com a montagem de uma pilha de compostagem, apresentando o passo a passo do processo. São utilizadas sobras de alimentos produzidos em qualquer cozinha e resíduos orgânicos encontrados em quintal após poda ou limpeza semanal, podendo ainda ser usado esterco existente na propriedade.

Conforme Ilaini Maihack Brassiani, extensionista da Epagri de Indaial, esse método resulta na produção de excelente adubo orgânico para ser utilizado em hortas, vasos de plantas e jardins.

A compostagem é um dos métodos mais antigos de reciclagem, imitando-se a natureza para melhoramento do solo. O processo leva em torno de 90 a 120 dias, dependendo do clima. Após pronto o processo de compostagem a coloração do composto é preta ou marrom café e apresenta consistência granulada, homogênea e sem distinção de restos, cheiro agradável de terra. Entre as principais vantagens da compostagem pode-se citar a melhoria da fertilidade e estrutura do solo, o destino adequado de resíduos sólidos e a produção de alimentos orgânicos.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.